25 setembro 2011

DOMINGO...


RADICAIS LIVRES  E  EXERCÍCIOS






Exercícios de resistência aeróbia e de força são essenciais para um envelhecimento saudável.
Os exercícios aeróbios melhoram a capacidade funcional e aumentam a capacidade cardíaca e os de força melhoram a função muscular, ambos contribuem para uma melhor qualidade de vida, reduzindo a ansiedade e depressão além da manutenção da independência e de um envelhecimento com qualidade, entre tantos outros benefícios já citados.
É fato: “excesso virá sobra“ e não é diferente com nosso organismo.
Exageros na prática de exercícios físicos resultam no aumento da produção de radicais livres estando relacionada diretamente ao envelhecimento precoce.
O interesse por esta relação entre radicais livres e exercícios, começaram a ser estudados na década de 40, mas somente na década de 80 as evidências científicas se firmaram.
Portanto, onde há oxigênio, há envelhecimento.
Durante os exercícios células e tecidos precisam de mais energia para manter o nível metabólico mais elevado, por isso o fluxo de O2 aumenta em até 100 vezes. Em contrapartida verificou-se que o potencial metabólico e a capacidade funcional muscular não eram prejudicados mesmo com exercícios de alta intensidade somando-se a isso, a presença de alguns metais como ferro e cobre quando secretados com o suor, podem amenizar o estresse oxidativo.
Envelhecer é inevitável, então o que fazer?
Para amenizar seus efeitos, o consumo de vitaminas e minerais, a pratica de exercícios regularmente e ter uma alimentação natural, livre de conservantes e corantes são grandes aliados, mas lembre-se: tudo sem exageros!

Bom treino e até a próxima!




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...