29 maio 2010

AGORA É LEI ! APARTIR DO DIA 9 DE JUNHO...CRIANÇA SÓ NA CADEIRINHA.


A partir de 9 de junho, quem levar crianças com menos de sete anos e meio sem a cadeirinha vai ser multado. E dessa faixa etária até os 10 é obrigatório o cinto de segurança no banco traseiro. O morotista que infrigir a lei, considerada uma infração gravíssima, leva 7 pontos na carteira de habilitação e é multado em R$ 191,54. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a utilização correta da cadeirinha pode reduzir em até 70% a possibilidade de morte em caso de acidente.
O morotista não precisa ser abordado para receber a multa. A Polícia Rodoviária pode até fazer isso, mas a CET, não.A lei não se aplica a veículos com peso bruto total superior a 3,5 toneladas, os de transporte coletivo, táxi e escolares. Em veículos que possuam apenas banco dianteiro, a criança deve estar protegida pelo cinto de segurança. A mesma regra vale se o número de crianças ultrapassar a capacidade do banco traseiro. Para motocicletas, ciclomotores e motonetas, a lei é ainda mais restritiva, só podem ser transportadas crianças com mais de sete anos e meio de idade.
Ao contrário do que muitos pensam a cadeirinha não serve apenas para dar mais conforto as crianças, elas são dispositivos de segurança. Por isso é fundamental escolher um modelo compatível com a altura e o peso do seu filho. Para garantir a eficiência do dispositivo você deve seguir atentamente às instruções que o acompanham. O cinto de segurança da cadeirinha tem de ficar posicionado sobre os ombros e ossos da bacia da criança. Dessa forma seus filhos estarão mais seguros caso ocorra uma freada brusca ou uma colisão. A regra vale para uma longa viagem ou uma ida à esquina.
Veja como ficou a divisão dos equipamentos obrigatórios feita por idade.
* Bebês até um ano têm de ser transportados no bebê conforto.
* De 1 a 4 anos ficam na cadeirinha
* De 4 a 7 anos e meio no assento de elevação

" USAR A CADEIRINHA NÃO É NEGOCIAVÉL "
Se você tiver de escolher entre ouvir seu filho chorar ou a segurança dele, não pense duas vezes e encare as lágrimas. Usar a cadeirinha não é negociável. Por mais que gere um desconforto inicial, deve se tornar um hábito sem espaço para exceções. Toda vez que tiver de sair de carro, coloque-o na cadeirinha, ainda que seja para ir até a padaria. Com o tempo, ele vai se acostumar. Para se manter firme nessa decisão, lembre-se de que, se houver um acidente, o dispositivo de segurança oferece até 71% de sobrevida em relação aos outros ocupantes do carro. Amenize o drama entretendo seu filho com um brinquedo, uma música ou ficando ao lado dele no banco de trás. Outra alternativa é envolver a criança no processo de uso da cadeirinha: brincar com ela quando for apertar o cinto, deixá-la experimentar modelos e, quando mais velha, até escolher a que gosta mais.
fonte: revista CRESCER

" CUIDE DO MAIOR TESOURO QUE DEUS LHE CONCEDEU... AMAR SIGNIFICA CUIDAR!"

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...